A Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN) é uma entidade cultural sem fins lucrativos que objetiva promover e estimular a produção artística brasileira, especialmente a nordestina, com a valorização de recursos humanos e conteúdos locais e; promover cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para seus associados em específico e para o público de maneira em geral, especialmente https://myvulkan-clubs.com/book-of-ra-deluxe/ o público infanto-juvenil. Objetiva ainda contribuir, através da promoção e organização de eventos culturais, de lazer e entretenimento, para a valorização, divulgação e preservação da cultura popular e incremento do turismolocal.

Atuando já há https://igrovyieavtomatibesplatno.com/germinator/ oito anos a ACBN nasceu baseada nos princípios do desenvolvimento sustentável. Surgiu da necessidade de grupos forrozeiros e de cultura popular tradicionais de manter a sua arte, como também de buscar espaços de trabalho e capacitação profissional visando o alcance de uma cadeia produtiva da cultura, e também da reflexão de como viabilizar propostas de difusão e divulgação da música e cultura nordestina. Nesse sentido, tem atuado desde então com oficinas de acordeom; oficinas de percussão (pandeiro); confecção de zabumba; confecção de rabeca; oficinas de capacitação para editais culturais; consultoria e auxílio na elaboração de portfólios, release e outros; além da promoção de Seminários, Palestras, Fórum de debates político-culturais, entre outras açõesformativas.

Também tem atuado na realização de eventos à exemplo do I, II, III e IV Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba, que já trouxe atrações internacionais como Richard Galiano e grandes nomes da nossa música como Zé Calixto e LuizinhoCalixto,Santana, Chico Cesar,Genival Lacerda, Cezinha, Pinto do Acordeom, entre outros..

Como resultado mais efetivo dentro de uma lógica dos princípios de desenvolvimento sustentável, a ACBN fundou a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que teve sua origem a partir das oficinas de acordeom, promovidas pela mesma instituição em parceria com a FUNJOPE (Fundação Cultural de João Pessoa).

Recentemente fundou também a Escola de Música Mestre Dominguinhos com o claro propósito de atender a seus associados no que se refere a uma maior capacitação e ainda de atender ao público mais geral que tenha interesse no aprendizado musical e que por razões de desvantagem socioeconômica não podem pagar por este serviço. Este último, sendo também outro objetivo da instituição, refere-se à ideia de adesão aos princípios de inclusãosocial.

Assim, suas principais atividades têm girado em torno do aproveitamento e desenvolvimento de competências a partir de cursos de capacitação, palestras, oficinas, promoção e divulgação dos associados artistas, promoção de shows e eventos, além de consultoria e abertura de mercado e condições de trabalho para os mesmos.

Considerando todas as suas ações, em média, a ACBN já atendeu mais de 3000 pessoas de forma direta e cerca de 10.000 pessoas indiretamente ao longo de seus dez anos deexistência.

Nos últimos anos um dos seus focos principais foi a realização do Fórum Nacional de Forró que passou por diversas cidades do Brasil, a exemplo de Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Maceió (AL), Exu (PE), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Piaui entre outras. O Fórum objetiva a promoçãodo reconhecimento do registro do forró como patrimônio imaterial cultural do Brasil.