Maracatu Nação Pé de Elefante/Divulgação

A comunidade cultural da Paraíba foi apresentada ao novo Comitê de Cultura no dia 17 de julho. O evento aconteceu na sede da Associação Cultural Balaio Nordeste, no centro de João Pessoa. Dentre os convidados estavam o Secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, que falou da importância do Comitê para o fomento à cultura; Henrique Sampaio, vice-presidente da Balaio Nordeste; Rejane Nóbrega, representante do Escritório do Ministério da Cultura na Paraíba; Marcus Alves, da Funjope; Denize Sampaio, representando a Balaio Nordeste; e Mestre Fernando Trajano, representante dos Coletivos Populares.

Representantes da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste

Na ocasião, houve apresentações de vários grupos culturais, como Maracatu Nação Pé de Elefante, representantes da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e AjaMulher. Também houve espaço aberto para os participantes apresentarem suas artes.


O Comitê de Cultura é composto por redes e agentes que incluem coletivos, instituições e representantes do poder público, articulados por organizações da sociedade civil. Essas entidades articuladoras foram selecionadas por meio de editais e estabeleceram parcerias com o Ministério da Cultura para realizar diversas atividades culturais. Na Paraíba, a rede é composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL) de João Pessoa, o Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e a Academia Princesense (APLA) de Princesa Isabel. A atuação se dá a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social.

AjaMulher/Divulgação


Programa Nacional de Cultura: Os comitês são uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Por meio do PNCC, busca-se criar um ambiente mais inclusivo e participativo, onde a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação e implementação de políticas culturais.


Assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *