Nesta semana, o evento acontece na bela cidade baiana, Feira de Santana, um dos maiores centros culturais do Nordeste, onde acontecem a “Micareta da Feira” e as festas religiosas de São João, de São José, de São Pedro do distrito de Humildes e de Nossa Senhora de Sant’Ana

O evento será transmitido ao vivo, nesta sexta-feira (25) e sábado (26), a partir das 14h. A programação pode ser acessada no Canal Forró de Raiz, no YouTube e na plataforma Sympla, onde serão feitas as inscrições.

O Fórum Forró de Raiz Online contribui para o reconhecimento dos forrozeiros e para a identificação de grupos, organizações, lugares, datas festivas e referências culturais locais. Ainda integra as comunidades forrozeiras, com o objetivo de debater sobre as condições de preservação das matrizes do Forró, e de propor políticas para a promoção, valorização e fomento do ritmo nordestino.

A Mesa de abertura contará com as presenças, da coordenadora Nacional do Fórum e presidente da Associação Balaio Nordeste, Joana Alves; do governador da Bahia, Rui Costa; do prefeito da cidade, Colbert Martins da Silva Filho, da coordenadora Estadual da Bahia do Fórum Forró de Raiz, Alessandra Gramacho; do coordenador Municipal de Feira de Santana do Fórum Forró de Raiz, Carlos Matheus Almeida e do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida, autor da Emenda Parlamentar nº 13390003, para esta edição do evento. Também participarão da mesa os representantes do IPHAN Nacional, Hermano Fabrício Oliveira Guanais e Queiroz; do superintendente do IPHAN Estadual, Bruno Tavares e demais autoridades da área da cultura.

Nesta edição, expoentes do ritmo nordestino farão parte da programação a seguir:

*Sexta-feira, 25 de setembro

– 14h: Abertura Oficial do Fórum com Clipe “Todos os Caminhos Levam a Feira de Santana”, com Carlos Pitta.

– 14h05: Mesa de abertura com fala dos convidados.

– 15h10: Primeira Roda de Conversa
Tema: Aspectos Conceituais das Matrizes Tradicionais do Forró (Costumes relacionados aos saberes e fazeres tradicionais locais).
Mediador: Carlos Mattheus Almeida.
Mestres: José Araújo Lima – Zé Araújo, Carlos Pitta, Orlando Manso de Brito – Nando do Acordeon, André Galdino dos Santos – Baio do Acordeon, Antônio Carlos da Silva Amorim – Césce Amorim, José Rodrigues Sobrinho – J. Sobrinho.

– 16h20: Videoclipe – Os Bambas do Nordeste (45 Anos de História).

– 16h30: Segunda Roda de Conversa.
Tema: Territórios e Comunidades (locais onde o forró acontece, identificação de comunidades forrozeiras – grupos e famílias – aspectos geográficos que se destacam nas ações do forró tradicional).
Mediador: Dr. Ed Sanfoneiro
Locais: Cidade da Cultura (Asa Filho), Forró da Mangueira – Feira VI (Paco do Acordeon), Centro de Abastecimento – Bié dos 8 Baixos (Uyatã Rayra), Encontro de Sanfoneiros – Olindina (Ilaura Maria – Nalva).

– 17h10: Apresentação e Valorização Cultural da Sanfona de Oito Baixos por Estevão de Oliveira “Maracás”.

– 17h20: Terceira Roda de Conversa.
Tema: Matrizes da Dança (Dança de Salão/Forró Dança/Quadrilha).
Mediador: Quadrilha Ecologia – Serrinha (Joaquim Neto).
Professores: Tailan Queiroz Cavalcante (Grupo Forró do Bom), Júnior de Jesus (23 Anos de Dança de Salão).

– 17h50: Vídeos dos Mestres J. Sobrinho (Entrevista e Show), Zé Araújo (Entrevista e Show), Nando do Acordeon (Entrevista e Show).

*Sábado, 26 de setembro

– 14h: Abertura: Música Asa Branca (Baio do Acordeon).
Fala da Coordenação Nacional: Hernrique Sampaio, Vice-Presidente da Ass. Balaio Nordeste, da Coordenação Estadual: Alessandra Gramacho, da Coordenação Municipal: Carlos Mattheus Almeida.

– 14h20: Quarta Roda de Conversa.
Tema: Formas de Divulgação da Produção Artística.
Mediador: Nivaldo Cruz.
Convidados: Walldo Silva (Comunicador do Programa Vamos Acordar, Rádio Sociedade da Bahia), Fernando Henrique Chagas (RBR, Andaiá FM), Gabriel Carvalho (Site: www.saojoaonabahia.com), Elsimar Pondé (Esteve 10 Anos à Frente da TV Olhos D’água).
Tema: As Festas Juninas e o Mercado de Shows Artísticos:
Produtor Carlos Coroneto (Trio Nordestino)
Cristiane Avelino Silva (Elite Produções)

– 15h20: Quinta Roda de Conversa.
Tema: O Forró como Conteúdo Pedagógico:
Mediador: Aaron Lopes (Professor de Música UEFS).
Convidados: Mônica Leite Pires (Pedagoga e Professora de
Musicalização Infantil), Léo Oliveira (Professor “Multi-instrumentista” e Coordenador do Projeto Sol Maior nas Escolas), Anailton Carneiro (TCC sobre Baião), Joselito Dantas – Chicão (Orquestra Sanfônica de Serrinha).

– 16h5: Videoclipe: Afinação e Eletrificação de Acordeon com: Janderson Batista.

– 16h25: Sexta Roda de Conversa.
Tema: Sustentabilidade (propostas de políticas públicas locais para fomento e promoção do forró, acompanhamento das contratações dos artistas, etc.).
Mediador: Edivar de Araújo Lima Junior.

Tema: Direito e Forró.
Advogados: Dr. Ricardo Bezerra – Colaborador do Fórum Nacional Forró de Raiz; Escritor e Autor do Livro “Licitação e Cultura – Contratação de Artistas pela Administração Pública”, Dr. Rodrigo Moraes – Especialista em Direitos Autorais, Dr. Ramón Belarmino Carvalhal.

– 17h: Carta ao IPHAN.

– 18h: Vídeos de Mestres.
Baio do Acordeon (Entrevista e Show), Raimundo Sodré (Entrevista e Show), Carlos Pitta (Entrevista e Show).

O Fórum de Forró de Raiz recebe o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e dos governadores, prefeitos e vereadores de cada estado. Para estas edições foi recebida a Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida.

Sobre o Fórum de Forró de Raiz

O Fórum nasceu em João Pessoa, Capital da Paraíba, no ano de 2011, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos e a formação dos grupos musicais. Foi idealizado por cantores, compositores, dançarinos, grupos culturais, pesquisadores, artistas da cultura popular e admiradores do forró e contou com o apoio da Associação Cultural Balaio Nordeste, que debatia as condições de produção, de circulação e de preservação dos ritmos, das danças e das festas que dão forma e sentido a essa expressão cultural identitária da cultura nordestina.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e da organização de eventos culturais, de educação e de lazer e entretenimento, para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente, a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda, cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e público em geral.

Próximos Fóruns

– Dias: (02) e (03) de outubro
Local: Salvador, Bahia

– Dias: (16) e (17) de outubro
Local: Teresina, Piauí

– Dias: (30) e (31) de outubro
Local: São Luís, Maranhão

– Dias: (05) e (06) de novembro
Local: Cruz da Almas, Bahia

– Dias: (04) e (05) de dezembro
Local: Fortaleza, Ceará

– Dias: (12) e (13) de dezembro
Local: Lauro de Freitas, Bahia

– Dias: (18) e (19) de dezembro
Local: Mucugê, Bahia

Serviço:

Fórum Forró de Raiz 2020 Edição Online Feira de Santana (BA)
Data: (25) sexta-feira e (26) sábado, de setembro
Local de transmissão: Transmitido ao vivo pela plataforma Sympla e pelo Canal do Youtube do Fórum Forró de Raiz da Bahia, Forró Patrimônio, direto de Feira de Santana (BA) AQUI.
Inscrições no Sympla AQUI.
Siga Balaio Nordeste no Instagram @balaionordeste e no Facebook: https://www.facebook.com/balaiopb

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *