A força do forró chega a Salvador, transformando a cidade na Capital do Forró Tradicional e destaca, ao lado dos mestres do forró, os escritores e os especialistas do direito.

Esta é a terceira edição do Fórum Forró de Raiz 2020, onde shows, rodas de conversa, entrevistas e discussões sobre temas referentes às raízes do ritmo nordestino serão transmitidos diretamente de Salvador (BA), nesta sexta-feira (2) e no sábado (3), a partir das 14h. As inscrições e ingressos podem ser adquiridos gratuitamente no www.sympla.com.br.

Durante a programação, grandes nomes do forró tradicional estarão fazendo apresentações, discutindo e debatendo as condições de produção, circulação e preservação do forró, das danças e das festas que representam a identidade do povo nordestino.

Têm lugar na mesa de abertura a coordenadora nacional do Fórum, Joana Alves; a coordenadora Estadual interina, Larah Oliveyrah; o diretor da CCPI, André Reis; a deputada estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Forró, Fátima Nunes; a presidente  da comissão de Cultura da ALBA, Fabíola Mansur; a presidente da UPB, Eures Ribeiro e o deputado federal, Daniel Almeida / Lídice Da Mata.

Também participam da mesa o representante do IPHAN Nacional, Hermano Fabrício Oliveira Guanais e o superintendente do IPHAN Estadual, Bruno Tavares; o superintendente do IPAC, Roberto Pelegrino; o presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Pan Batista; o presidente do Conselho Consultivo Fremusica, Daniel Neves; a coordenadora da Coordenação Rede do Samba de Roda de Irará Asseba, Olívia Silva e o artista representante da Bahia, Del Feliz.

O Fórum de Forró de Raiz recebe o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dos governadores, prefeitos e vereadores de cada estado. Para essas edições, foi recebida a Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida.

Sobre o Fórum de Forró de Raiz

O Fórum nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba, no ano de 2011, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos, a formação dos grupos musicais. Foi idealizado por cantores, compositores, dançarinos, grupos culturais, pesquisadores, artistas da cultura popular e admiradores do forró e contou com o apoio da Associação Cultural Balaio Nordeste.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação e de lazer e entretenimento para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente,  a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda,  cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e público em geral.

Acompanhe a programação do Fórum Forró de Raiz de Salvador:

Data: 02 de outubro (sexta-feira)

14h: Abertura

Clip, Marquinhos Café ao vivo tocando Asa Branca, Mesa de abertura.

-Palestra: Salvaguarda e Patrimônio Imaterial com Deyvesson Gusmão do IPHAN Nacional e Bruno Tavares do IPHAN (BA)

-Roda de conversa 1:  Aspectos Conceituais
Tema: Matrizes Tradicionais do Forró (Costumes relacionados aos saberes e fazeres tradicionais locais)
Mediador: Gisele Andrade
Convidados: Antônio José Nunes, cantor, compositor e zabumbeiro, estudioso e propagador da obra de Jackson do Pandeiro na Bahia; Gereba Barreto compositor, cantor, instrumentista. Conviveu com Gonzaga, Luiz Mário, Trio Nordestino; Capitão Corisco, cantador e criador do Bando Virado no Mói de Coentro, Tocador de pífano; João Paulo, Zabumbeiro; Virgílio Forrozeiro, cantor

-Exibição do Documentário “Carlos Silva – O Cordel na Festança de São João”

-Roda de Conversa 2: Territórios e Comunidades

Tema: Os Pólos de Difusão e Conivência ( Locais onde o Forró acontece, identificação de comunidades forrozeiras – grupos e famílias- aspectos geográficos que se destacam nas ações do Forró tradicional).
Mediador: Antônio – Point do Forrozão
Local: Jânio Amílcar, Coliseu do Forró; Amadeu Alves, gestor cultural “Viva Gonzagão”
Eventos: Jó Miranda, Forró do Talco; Zelito Miranda, Forró no Parque; Chico Leite, Espaço Cultural Chico Leite

-Exibição do Documentário “Bando cavalos do Cão”

-Videoclipe

-Entrevista e Show com Mestre Antônio José
Entrevista e Show com Mestra dona Antônia-Cachoeira
Entrevista e Show Mestre Toninho-Corujas do Norte

Data: 03 de outubro (sábado)

14h: Abertura

Música de Gordurinha, compositor Baiano – Léo Aquino, Falas da coordenação Nacional, Henrique Sampaio

-Roda de Conversa 3: Sustentabilidade
Tema: O Forró como Conteúdo Pedagógico (A educação musical e patrimonial voltada para a valorização das matrizes forrozeiras)
Mediador: Celo Costa
Convidados: Letieres Leite, Orquestra Rumpilezz; Gildo Arano, Professor de sanfona; Edglei Miguel, Professor de Sanfona; Mateus Moraes, Professor Sanfona

-Videoclipe “Luiz Mário filho de Lindú conta a história do Trio Nordestino”

-Roda de conversa 4: Sustentabilidade
Tema: Direito e Forró (Acompanhamento das contratações dos artistas pela administração pública, Direitos autorais, etc.)
Mediador: Breno Emílio Rocha, Advogado e Sanfoneiro
Convidados: Dr. Rodrigo Moraes, advogado, professor de direito autoral na UFBA e compositor; Dra. Lorena De Borba Pacheco, especialista em direito Civil, experiência em eventos culturais; Ricardo Bezerra, autor do Livro “Licitação e Cultura, Contratação de Artistas pela Administração Pública”, escritor (PB); Dr. Gustavo Pereira Leal, especialista em Direito Penal, cantor, compositor e Sanfoneiro; Dr. Antônio Costa, professor da Uni. Baiana, cantor, palestrante, colaborador do museu Luiz Gonzaga em Campina Grande, compositor e sanfoneiro,

-Observatório de Economia Criativa – OBEC/UNEB/UFRB/UPB
“Impactos da Covid-19 nos festejos juninos da Bahia”
Convidados: profa. Carmen Lúcia Lima, coordenadora da pesquisa, docente UNEB e profa. Lúcia Aquino, coordenadora, da pesquisa, docente UFRB

-Mesa de Relatoria

-Exibição de Videoclipes

Teatro Girô – Causos de Zé Bocó e Mané Preguiça

Mestre Gereba Barreto ( Entrevista e Show)
Mestre Capitão Corisco( Entrevista e Show)
Mestre Virgílio Forrozeiro ( Entrevista e Show)

Próximos Fóruns:

Dias: (16) e (17) de outubro
Local: Teresina, Piauí

Dias: (30) e (31) de outubro
Local: São Luís, Maranhão

Dias: (05) e (06) de novembro
Local: Cruz das Almas, Bahia

Dias: (04) e (05) de dezembro
Local: Fortaleza, Ceará

Dias: (12) e (13) de dezembro
Local: Lauro de Freitas, Bahia

Dias: (18) e (19) de dezembro
Local: Mucugê, Bahia

Serviço:

Fórum Forró de Raiz 2020 Edição Online Salvador
Data: (02) sexta-feira e (03) sábado, de outubro
Local: Transmitido ao vivo pela plataforma Sympla e pelo Canal “Fórum Forró de Raiz, Forró Patrimônio” no YouTube, direto de Salvador, (BA)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/forum-estadual-do-forro-de-raiz—salvadorba__998606
Siga Balaio Nordeste no Instagram @balaionordeste e no Facebook: https://www.facebook.com/balaiopb

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *