O Comitê de Cultura da Paraíba recebe a Comunidade LGBTQIAPN+ para uma roda de conversa que ocorrerá no dia 28 de agosto, às 18h30, na sede da Associação Balaio Nordeste, localizada na R. Maciel Pinheiro, no centro da Capital

 

  O objetivo do encontro é discutir e propor ações que possam fortalecer e valorizar a cultura local da população LGBTQIAPN+, criando estratégias que promovam a inclusão e a visibilidade

 

Essa iniciativa visa fortalecer o setor cultural LGBTQIAP+ e ampliar sua representatividade em instâncias políticas e sociais, promovendo um espaço de diálogo e construção coletiva para essa população.

 

“Sendo o objetivo do Comitê de Cultura da Paraíba a construção de ações para o fortalecimento dos movimentos culturais em seus diversos segmentos e dentro de sua diversidade, é impossível realizá-lo sem a participação dos pares que praticam seus processos identitários”, afirmou Lisianne Saraiva Coordenadora do Comitê no Estado.

 

Sobre os Comitês – São uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

 

PNCC – objetiva criar um ambiente mais inclusivo e participativo, onde a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação e implementação de políticas culturais. Na Paraíba a rede composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL) de João Pessoa, Centro de Formação Humana e Social (CENFHS) de Campina Grande e Academia Princesense de Letras e Artes (APLA) de Princesa Isabel. A atuação é a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social. As atividades dos Comitês são direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, negros, indígenas, culturas populares e PCDs. Essa atenção será direcionada para territórios prioritários sediados por João Pessoa, por Campina Grande e por Princesa Isabel.

 

Balaio Nordeste – Tem a missão de preservar, fomentar e divulgar a produção cultural e artística brasileira, especialmente a nordestina, buscando dar visibilidade aos artistas e aos conteúdos artísticos locais bem como contribuir com a formação profissional, cultural e educacional dos associados, em específico, e do público em geral, favorecendo assim o (re)conhecimento e o fortalecimento da cultura popular na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *