Escola de Música Mestre Dominguinhos

A Escola de Música Mestre Dominguinhos foi fundada em 2010 com a aprovação do projeto “Oficinas de acordeon” do Mestre Basto no Fundo Municipal de Cultura da Funjope. O projeto surgiu com o intuito de capacitar músicos sem formação acadêmica, crianças, jovens e adultos, interessados em técnicas, teoria e prática musical, desenvolvendo conhecimentos específicos e domínio básico da execução de instrumentos musicais que possibilitasse ao aluno expandir seus conhecimentos e entrar no mercado de trabalho na área cultural. 

 

A Escola Mestre Dominguinhos tem por objetivo ofertar aos associados e o público em geral, especialmente, o infanto-juvenil, cursos, capacitações, oficinas, entre outros, relacionados à música. As aulas são aulas gratuitas (a depender da demanda) e com profissionais capacitados. Os cursos oferecidos são: acordeom, violão, teoria musical, oficinas de percussão (pandeiro), confecção de instrumentos musicais, zabumba, rabeca, oficinas de capacitação para editais culturais, técnico de som, técnicas de roteiros e filmagens para documentários, reciclagem, customização, além da promoção de seminários, palestras, fórum de debates político-culturais, entre outros. 

 

Em 2011, a ACBN ampliou e diversificou as oficinas, acrescentando as de percussão (pandeiro), confecção de zabumba, confecção de rabeca, entre outros. Em 2021, a escola tem oferecido cursos de acordeon para iniciante e intermediário, percussão, pífano e violão. 

 

Os cursos e oficinas são ofertados de forma gratuita e com profissionais qualificados e são mantidos através de projetos e de contribuições de seus associados.