Projetos

Associação Cultural Balaio Nordeste

Colocar aqui uma descrição falando sobre como é o historico de projetos do balaio.

DESDE

2011

MÚSICA
DANÇA
LITERATURA
ARTESANATO
SOCIAL

Música para Todos

Objetivo: Promover a formação de cursos de Acordeon, Pífano e Percussão na Escola de Música Mestre Dominguinhos para Crianças, jovens e adultos com acesso gratuito e de qualidade. Método: Através de meios virtuais, disponibilizar videoaulas em nosso canal do YouTube, com acompanhamento pelo Grupo do WhatsApp e Tira Dúvidas Presenciais, agendadas e com número reduzido de alunos.

Práticas Coletivas para Orquestra Juvenil

Objetivo: Ofertar, com acesso gratuito e ensino de qualidade, a formação de iniciação musical em acordeom e formação de orquestra para crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade. Método: Os cursos serão ofertados duas vezes por semana, sendo uma aula presencial em nossa sala de aula Canhoto da Paraíba, com a infraestrutura de cadeiras, ar-condicionado, quadro, mesa e instrumentos e outra aula online, com vídeos especialmente gravados para as aulas.

Festival Balaio da cultura popular

Em 2021, através do financiamento da Lei Aldir Blanc da Paraíba realizamos o Festival Balaio da Cultura Popular. 

O projeto teve como objetivo promover apresentações que divulgassem expressões como o repente, cordel, música, dança e folguedos tradicionais da cultura popular.

O festival surgiu da insatisfação dos artistas que sentiam falta de incentivos à cultura, através de políticas públicas que valorizem seus trabalhos. Com a chegada da pandemia isso só se agravou, muitos passaram a ter problemas financeiros, tendo em vista que a maioria dependia de apresentações em espaços públicos ou em festas. 

Com esse cenário a Balaio Nordeste toma a iniciativa de criar o Festival, como forma de fomentar a nossa diversidade cultural  e colocar em evidência o talento de nossos artistas.

Para isso, a ACBN buscou ,durante o Festival, acompanhar, cadastrar, gravar os shows e publicá-los nas plataformas digitais da Associação bem como acompanhar a prestação de contas possibilitando que o trabalho dos artistas conseguisse chegar ao público durante a pandemia.