Manfredo Caldas

Studio

Nascido em João Pessoa, Paraíba, em 1947, Manfredo Caldas é um cineasta que emergiu na segunda geração de diretores logo após o Movimento Cinema Novo, nos anos 1960. Suas obras são ricas em significados que capturam aspectos fundamentais da cultura nordestina, especialmente no que diz respeito à migração e à transposição dos elementos culturais dos nordestinos para os estados do sul e sudeste do Brasil.

 

Em 1969, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde inicialmente concentrou seus esforços na montagem cinematográfica, publicidade e na restauração de filmes para a Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna) no Rio de Janeiro. Inspirado por seus estudos sobre a migração dos nordestinos, Manfredo Caldas produziu seu “primeiro” documentário em 1974, intitulado simplesmente “Feira”, que explorou a rica cultura da Feira de São Cristóvão.

 

Ativo no movimento de valorização e difusão do cinema na década de 80, Manfredo Caldas desempenhou um papel crucial na criação e estabelecimento do “Núcleo de Documentação Cinematográfica da Universidade Federal da Paraíba (NUDOC)”, uma instituição que teve um papel fundamental na revitalização da produção audiovisual na Paraíba.

 

Seu longa-metragem “Uma Questão de Terra” abordou o problema fundiário do Brasil e recebeu reconhecimento no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 1988, conquistando também a Margarida de Prata da CNBB. Em 1992, Manfredo assumiu a direção do Polo de Cinema e Vídeo de Brasília.

 

 

No entanto, sua obra mais destacada é o filme “Romance do Vaqueiro Voador” (2007), que retrata a história dos candangos, imigrantes que contribuíram para a construção
de Brasília. Manfredo Caldas tornou-se uma figura influente no cenário do cinema nacional e suas produções refletem sua visão única sobre os efeitos da migração nos aspectos culturais do nordeste em relação a outras regiões do Brasil. Sua contribuição para o enriquecimento do cinema brasileiro é inestimável.

 

Filmografia
1974 – Feira
1977 – Boi de Reis
1983 – Cinema Paraibano – Vinte anos
1987 – Nau Catarineta
1988 – Uma Questão De Terra
1998 – Negros Cedros
2006 – Romance do Vaqueiro Voador

LINKS
https://www.metropoles.com/fbcb/21o-festival-de-brasilia-do-cinema-brasileiro-1988
https://festcinebrasilia.com.br/
http://www.epipoca.com.br/gente/ficha/394973/manfredo-caldas