O Fórum Internacional do Forró de Raiz será realizado neste fim de semana em Porto, Portugal, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) em parceria com a Associação Cultural Balaio Nordeste, a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE), e o Fórum Nacional de Forró de Raiz. O evento visa internacionalizar o forró como ritmo e dança. Serão dois dias de atividades, incluindo oficinas, feiras gastronômicas e apresentações culturais no Instituto Pernambuco Porto.
A programação começa no sábado (1º) às 15h, com uma cerimônia de abertura e uma mesa-temática sobre o forró como patrimônio cultural imaterial da humanidade. As apresentações culturais incluem artistas como Sandrinho do Acordeon, Bira Delgado e Luiz Bento no primeiro dia, e Robson Batinga, Écore Nascimento, Sandra Belê e Flávia Bittencourt no segundo dia. O evento destaca a importância do forró para a identidade nordestina e sua internacionalização.
O secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, e a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, ressaltaram a importância do forró para a cultura nordestina. Joana Alves, da Associação Cultural Balaio Nordeste, destacou os esforços para o reconhecimento do forró pela Unesco, processo que deve durar até 2026 ou 2027.
Antes do Fórum Internacional, haverá um encontro na UNESCO em Paris, com a participação das Secretarias de Cultura da Paraíba e de Pernambuco, a Balaio Nordeste e o Fórum Nacional de Forró de Raiz, para reforçar o pedido de reconhecimento do forró como patrimônio imaterial da humanidade.
Assessoria
Desde 2008, a Associação Cultural Balaio Nordeste vem trabalhando em prol da preservação e divulgação da cultura nordestina.
Se aprochegue, preencha seu e-mail no campo abaixo e acompanhe todas as novidades sobre a Balaio Nordeste.
Deixe um comentário